Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Start working...



Depois de alguns dias de habituação a esta nova realidade, vieram os primeiros dias de trabalho....


A empresa é mesmo muito grande e multi-cultural. Nestes 2 dias estivemos reunidos como se de uma formação se tratasse...e é de facto uma formação, para todos os 'principiantes' :-)


Pois bem, na sala estavamos cerca de 30 novos elementos. Estavam ali representadas pelo menos 8 nacionalidades diferentes e claro que os TUGAS vinham logo a seguir aos Noruegueses e Suecos, como já não é de estranhar( Espanhol, Grego, Indiano, Inglês, um estranho que não percebi e um africano não sei bem de onde). Na empresa trabalham mais de 3000 pessoas de 60 diferentes nacionalidades...é mesmo um mundo à parte...é estranho é ainda não termos visto nenhuma loja chinesa... :-)

Resumo destes 2 dias numa única palavra : IMPECÁVEL!!!


Posted by Picasa

3 comentários:

  1. é mt bom saber que está tudo a correr bem.
    tendo tantas nacionalidades já vi que o inglês será a lingua a usar....

    como é à vossa volta, nas ruas, nos restaurantes, nos hipermercados?? Têm em conta os estrangeiros e está escrito em inglês, ou nem por isso??

    ResponderEliminar
  2. Quase todas as pessoas falam inglês (como por exemplo o nosso senhorio, que tem 80 anos)mas nos supermercados, ruas, etc nada está em Inglês mas vamos-nos habituando. Ontem, por exemplo, foi difícil comprar pimenta branca mas o mais difícil é a carne e o peixe (como vem tudo preparado, a carne fatiada ou em nacos ou em tiras... e o peixe em filetes, com a opção com ou sem pele) temos que estudar as carnes e escrever os nomes! De resto não temos tido dificuldades maiores, além de que faz parte sentirmos-nos sempre um bocadinho perdidos e baralhados não é? O processo de adaptação e integração envolve isso mesmo...

    ResponderEliminar
  3. Eu que o diga, é bastante complicado fazer compras no inicio, mas passados uns meses ja me desenrascava.
    Muitas vezes para conseguir comprar o peixe que quero (bacalhau ou polvo) tenho de ir a lojas Portuguesas pois quando explico o que dizem que nunca viram.
    Como moro na zona holandesa quase todos falam inglês, isso não foi problema, mas quando tive de ir a certos lugares ( centro de emprego,comuna para me registar, etc) tive sempre de levar interprete pois recusam se a falar outra lingua que não o holandes.
    Tambem fiz um curso de integração (em português), não era obrigada, mas achei melhor fazê-lo para perceber melhor como viver neste país, foi de uma ajuda enorme. Por fim lá tive de aprender a lingua, que finalmente já domino.
    Beijinho
    Marlene Costa

    ResponderEliminar